• Diego Baptista

AS PROMESSAS VERSUS A PROCRASTINAÇÃO

Atualizado: 8 de Mar de 2019



Mais um ano começa proporcionando novas esperanças e sonhos, gerando expectativas que clamam para serem atendidas. Todos nós queremos prosperar e realizar o máximo de feitos possíveis dentro desses novos doze meses que vem por aí, por isso deixamos as nossas mentes viajarem através dos nossos anseios e desejos, então, viramos sonhadores, mesmo que por um breve instante em relação ao decorrer do ano.

Neste momento, nós, os sonhadores, fazemos as promessas com desejo sincero de cumpri-las, porém, o tempo passa envolto por um turbilhão de compromissos, afazeres, trabalhos, entre outras das diversas obrigações que todos devem assumir na nossa vida cotidiana. A partir daí as nossas promessas tendem a ser colocadas de lado, sendo guardadas naquele canto escuro das nossas mentes e futuramente são esquecidas.

Esquecer as promessas feitas a nós mesmos pode ser considerado uma espécie de mecanismo de defesa, afinal, quando não a realizamos elas geram o extremo oposto da satisfação, em outras palavras, promessas não cumpridas concebem apenas frustração.

Já em relação a procrastinação, o adiamento quase indefinido que damos as atividades, em especial em relação as nossas promessas, têm ligação com o medo de fracassar. O fracasso parece ser o maior avassalador de sonhos, um algoz voraz e insaciável que vive em nossas mentes, por isso tentamos a todo custo evitá-lo e qual é a melhor forma se não procrastinando para logo em seguida esquecer as promessas feitas no início do ano.

Portanto, temos um grande embate entre as nossas promessas e o nosso hábito de procrastinar. Para vencer não há uma fórmula mágica, infelizmente, entretanto, podemos usar a criatividade e a força de vontade em nosso favor nessa batalha interna constante.


Com tudo isso em mente, quero fazer aqui a promessa de postar com mais frequência, durante esse ano, novos contos e textos reflexivos como este. Sempre buscando entregar o meu melhor e contado com a atenção e opinião de vocês, meus inestimáveis leitores.

Desejo a todos um excelente ano, cheio de conquistas e realizações, ou seja, um ano repleto de promessas cumpridas.

Redes sociais:

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

© 2018 por Diego Baptista.